terça-feira, 28 de setembro de 2010

os três xirus no programa na hora do mate

  Com muito carisma e talento, Os 3 Xirus permanecem firme na divulgação do seu mais novo CD, Em Parceria - 45 Anos de Música.

  Recentemente o trio esteve nos estúdios da Rádio Rural AM 1120 (Porto Alegre/RS), participando ao vivo do programa Na Hora do Mate, apresentado por Ernesto Fagundes.
  Muitas histórias, gargalhadas e música de excelente qualidade permearam este programa, que é ouvido por milhares de gaúchos de diversas querências.

baitaca - bailanta da boneca

  Em breve o cantor missioneiro Baitaca estará lançando mais um trabalho pela gravadora USA discos, bilanta da boneca é a musica de trabalho e que também da nome ao CD que traz além desta outras 13 faixas do mais puro nativismo.
  Como sempre Baitaca retrata neste CD a vida do gaúcho da campanha, músicas com letras bem feitas e melodias no mais belo estilo missioneiro.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Grupo Oh de Casa grava programa

  Leandro Berlesi e todo elenco do programa Heranças do Sul receberam recentemente o tradicionalíssimo grupo Oh de Casa, em divulgação do seu mais recente álbum Obrigado, Gaiteiro!.

  O grupo, demonstrando muito talento e musicalidade, apresentou o repertório do novo CD, encantando a todos que participaram da gravação.
  O programa Heranças do Sul vai ao ar todos os domingos, a partir das 9h pelo SBT, com apresentação de Leandro Berlesi e produção de Miguel e Magali.

Hermes Lopes - lidando com aporreado

  Lidando com Aporreado é uma coletânea de doze faixas, com a autêntica música gaúcha, com composições de Érlon Péricles e Hermes Lopes, interpretada com primazia por grandes nomes da música nativista, Angelo Franco, Shana Muller e Cristiano Quevedo. O cd faz parte do projeto Estendendo a Mão, que começou com o objetivo de angariar fundos, através da cultura gaúcha, para a compra de leite. Doado a entidades carentes previamente escolhidas , ou seja, tudo que for arrecadado em eventos promovidos pelo projeto e com a venda do cd , é dirigido para esta finalidade. Este já é o terceiro CD, o primeiro foi Pateador, interpretado por Flavio Hansen, Nelson Cardoso e Cristiano Quevedo. O segundo com o nome do projeto, Estendendo a Mão, com interpretação de Joca Martins, Jari Terres e Fabiano Bacchieri. Idealizado por Hermes Regis Lopes, ele diz que o CD foi feito com muito cuidado por profissionais renomados e que não mediram esforços para que os objetivos pretendidos fossem alcançados , e tenho certeza que com o apoio dos admiradores da música gaúcha e também das pessoas preocupadas com o povo gaúcho carente, o resultado será altamente positivo.

Rico Baschera - de gaita e de campo

  De gaita aberta no peito, lá vem o Rico Baschera, falquejando uma vanera, pras notas de uma cantiga. No entanto é bom que se diga, não é só mais um que passa, é um serrano de raça bem gaúcho à moda antiga... (Dionisio Costa, versos em homenagem ao Rico Baschera, retirado do cd De gaita e de campo). Esses são versos que descrevem fielmente um dos músicos mais renomado no meio tradicionalista, por ter amor a terra e fazer de suas raízes, letras para o seu canto. Rico Baschera ficou 20 anos a frente do grupo Manotaço onde mostrou dedicação à cultura gaúcha, e neste ano de 2010 está com seu primeiro trabalho solo De gaita e de Campo, mostrando toda sua personalidade e seu apreço pela lida de campo e pela música. Além de um excelente músico, Rico atua há 1 ano e meio na rádio Lagoa FM, da sua cidade, divulgando a música gaúcha e suas raízes, no programa Trova e Mate. Com um currículo amplo, o músico traz no novo CD 13 faixas, muitas delas de sua autoria que retratam fielmente o tradicionalismo, como a faixa Alma de gaita campeira, Asas ao pensamento e Lida dura. Para Rico, este CD é para os que apreciam a nossa cultura gaúcha e que será um marco plantado na alma de cada gaúcho que preza por uma música de qualidade e que proporcionará alegria e satisfação quando for tocada desde o mais simples rádio de pilha até o mais alto som.

Semana Farroupilha

  A Semana Farroupilha é um evento festivo do Rio Grande do Sul, que acontece em setembro com inúmeras homenagens a Revolução Farroupilha, a maior do Brasil, que durou 10 anos. Com os dizeres da bandeira do Estado - Liberdade, Igualdade, Humanidade - a gravadora ACIT lança em setembro o CD Semana Farroupilha, trazendo o melhor da música tradicionalista. Com dezessete faixas, sendo a primeira uma poesia Centauros Farroupilhas, em homenagem a história Farrapa, interpretada por Omair Trindade com grande esmero, o CD conta ainda com grandes intérpretes: Walther Morais, Os Monarcas, Shana Muller, Cristiano Quevedo, Os Mateadores, Bonitinho, César Oliveira e Rogério Melo, Quero-quero, Elton Saldanha, Os Serranos, Cássia Abreu, Pedro Ortaça, Érlon Péricles, Nilton Ferreira, Luciano Maia e Lucas Raimundo e Renato Gottardo. Uma coletânea rica em musicalidade, homenagens e sentimentos de um gaúcho nato que sente orgulho da sua história e da sua terra.

Festejos Farroupilhas

  Este CD foi feito especialmente para aqueles que reconhecem ser gaúcho de alma e coração. Festejos Farroupilhas tem doze faixas com os temas da Semana Farroupilha de 2003 a 2010. Além de músicas conhecidas como, Hino ao Rio Grande, Hino Rio Grandense, Parabéns Gaúcho e Hino Nacional. Em cada letra é retratada a luta de um povo que com garra lutou por seus ideais e até hoje se orgulha de suas raízes. As músicas são interpretadas por artistas natos, como Érlon Péricles, Luiz Carlos Borges, César Oliveira e Rogério Melo, Cristiano Quevedo e Dimas Costa. O tema deste ano da Semana Farroupilha é Farroupilhas: Ideais, cidadania e revolução. Os temas sempre são definidos pela comissão estadual dos festejos, no ano anterior. A música tema deste ano Por legítimos direitos(faixa 1), interpretada por Clóvis Frozza, foi escolhida na Festa Campeira do Estado em Caxias do Sul neste ano.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jones Andrei Vieira - De Serrano Pra Serrano

  Jones Andrei Vieira é um acordeonista de já importante trajetória no nativismo catarinense. Lageano, parceiro de vários artistas (como Éder Goulart, com maior freqüência), Jones transita por alguns temas cantados ("De Serrano Pra Serrano", "A Alma do Velho Tropeiro", entre outros), mas a predominância é de músicas instrumentais, muitas de sua própria autoria. As exceções são obras dos notórios Daltro Bertussi e Albino Manique, além de regravações de "Kilometro 11" e "La Cumparsita", conferindo equilíbrio exato ao CD.

Grupo Gauderiaço

  Lagoa Vermelha sempre teve à flor da pele a cultura gaúcha e as lides campeiras do gaúcho rural e é conhecida nacionalmente pelos eventos culturais que realiza. Neste cenário propício surgiram grandes entidades tradicionalistas e gaiteiros de apurada técnica. No rastro desses gaiteiros famosos surgiu o GRUPO GAUDERIAÇO que tem, na sua essência, a música "campeira-fandangueira" dos Campos de Cima da Serra.
  "CAMPEIRO E FANDANGUEIRO" é o terceiro trabalho do Grupo Gauderiaço, que cumpre a sina de contar e cantar as coisas do pago, e tráz a alegria estampada "Nos Bailes da Canduca", a firmeza do serviço nas "Obrigações Campesinas", o romantismo singelo da "Morena Flor", a saudade da "Última Flor do Rancho" marcando sulcos na alma gaúcha e conta "Uma História no Pago", pelo trotear de tantos rumos. Assim, de forma simples, apresentamos composições que dizem um pouco do gaúcho, das ânsias de um "Guri Campeiro", da galhardia de uma "Gineteada", da alegria irmanada "Dançando Rancheira" e "Campeando o Que Vale a Pena" no repique da vaneira.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nova dupla nativista lança primeiro disco em outubro

  "Do Rio Grande do Passado ao Rio Grande do Futuro", de Anderson Oliveira e Tatiéli Bueno,será apresentado no teatro da UCS.
  O cenário musical do Rio Grande do Sul ganhará, a partir de outubro, um novo trabalho de qualidade. Composto por importantes canções da música gaúcha, como Km 11 e Oh de Casa e cinco canções inéditas, o disco “Do Rio Grande do Passado ao Rio Grande do Futuro”, de Anderson Oliveira e Tatiéli Bueno, será lançado no dia 8 do próximo mês, a partir das 21h, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul.
  O trabalho tem Produção Musical de Lázaro Nascimento, e arranjos de Anderson Oliveira e Lázaro Nascimento. Entre os músicos que participam do disco estão Lázaro Nascimento (violões e guitarra), Ismael Conceição (baixo), Vaney Bertotto (bateria e percussão), Luizinho Corrêa (acordeon) e Diego Andrade (piano e teclado), além das participações especiais de Loma Pereira (voz), Pedro Júnior da Fontoura (declamação), e quarteto de cordas de integrantes da Orquestra sinfônica da UCS.

domingo, 19 de setembro de 2010

A gaita gaúcha

gaita todeschini
  Segundo o mestre Albino Manique, “Gaita, denominação que se dá, principalmente aqui no sul, a este instrumento que também se conhece como acordeon, sanfona etc... apaixona muita gente ... ” e principalmente aqui no sul. A gaita teve na década de quarenta, uma produção de grande escala. E suas fábricas foram radicalizadas no sul do Brasil, trazidos pelos imigrantes que povoaram o estado do Rio Grande do Sul.

  Chegou a ter aproximadamente 40 fábricas que produziam acordeão, dentre as quais mais citadas era a Todesquini, Universal e a Scala.
  A indústria mais afamada deste instrumento foi a de acordeões Todeschini SA, situada na serra gaúcha, na cidade de Bento Gonçalves. Os melhores acordeões que a Todesquini produziu foi nos anos de 59 a 65, com uma qualidade diferenciada das demais marcas. Segundo Paulo Danker (08/05/2004 - Conhecedor de gaitas), o melhor ano que a Todesquini produziu acordeões foi no ano de 59, sendo o motivo, era que a qualidade que foi pregado no instrumento era uma camada fina de óleo de linhaça que protegia as vozes por muitos anos e a sua afinação tinha uma duração maior em sua vida útil.
  No final da década de 70, um grave acidente ocorreu na fabrica da Todesquini. Um incêndio destruiu mais da metade da fabrica, sendo assim, o fim da empresa. Porém, hoje a Todesquini existe como uma indústria de móveis, situada na mesma cidade.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

NO GALPÃO CRIOULO

  O Galpão Crioulo se engaja nos festejos farroupilhas e neste próximo domingo, dia 19 de setembro, faz uma grande confraternização no Galpão da RBS, no Acampamento Farroupilha.

  Nesta reunião de amigos estará a história do tradicionalismo com o patrono Rodi Pedro Borghetti, uma verdadeira aula sobre os tipos de nós dos lenços usados pelos gaúchos e ainda o humor do Guri de Uruguaiana.
  O programa Galpão Crioulo vai ao ar neste próximo domingo, 19 de setembro na RBS TV, às 6h15min, logo após ao Campo e Lavoura e tem apresentação de Nico Fagundes e Neto Fagundes, produção executiva de Fernando Alencastro e direção de Rosana Orlandi.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Edu Gaitaço e Grupo Marca Tradição

  Alô indiada começou o baile! Ninguém ficará sentado ouvindo o novo lançamento de Edu Gaitaço e Grupo Marca Tradição. Arraste a mesa e as cadeiras,convide a prenda e acompanhe esse compasso gaúcho que só um CD de alto nível consegue transmitir.Todos os amantes da verdadeira música gaúcha ficarão arrepiados com o toque dessa cordiona e a pegada da bateria, sem falar do vocal impecável.

14 Supersucessos de Valsas Gaúchas

  A valsa é a ponte entre a música clássica e a música gaúcha. As letras mais ternas e românticas do nosso regionalismo foram gravadas neste ritmo. Neste CD, os grandes destaques vão para "Saudade" (Os Tiranos), "Bruxinha de Pano" (Grupo Oh de Casa), "Paixão Campeira" (Paulo Siqueira), "Quando Setembro Chegar" (Sérgio Rosa), esta com uma levada rancheira, "Seresteiro da Lua (Sinuelo Pampeano), "Manhãs Campesinas" (Entrevero Serrano) e "Louco Ofício" (Zezinho & Grupo Floreio).

GRANDE LANÇAMENTO DE HELMO DE FREITAS

  Na sexta-feira, 27 de agosto, nas dependências do CTG Camaquâ, na cidade de Camaquâ, aconteceu o lançamento do novo CD de Helmo de Freitas, o “Carijó” De cabresto na mão. Após uma “bóia” campeira pra lá de especial, apresentações de artistas prata da casa e sessão de autógrafo concorrida, Helmo subiu ao palco demonstrando carisma e prestígio interpretando algumas de suas composições, empolgando um público genuinamente tradicionalista.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Redenção Nativa - batida diferente

  Com este belo disco de estréia, o grupo Redenção Nativa de IÇARA - SC tem tudo para consagrar-se como um dos mais promissores intérpretes da nova música regional gaúcha. O grupo não para, sendo uma das bandas mais requisitadas para shows e bailes no litoral de Santa Catarina.

  As participações especiais no cd são de primeira linha. O padrinho Luiz Cláudio comparece engrandecendo ainda mais o disco quando canta junto a faixa PRA SONHAR, e Régis Marques que além de assinar a produção do cd, ainda entoa sua voz grave na música VIVER CAMPECHANO. O disco apresenta várias faixas de destaque: A LUZ DOS TEUS OLHOS, uma vanera de primeira, O COMPLETINHO e VOLTA, um chamamé para tocar fundo no coração dos apaixonados.

Músicas Tradicionalistas

  Para que esse gênero seja compreendido, conhecer algumas músicas e artistas tradicionalistas é de extrema importância, trazendo em suas composições poesias e um pouco mais sobre a cultura gaúcha.

  Os músicos e compositores mais conhecidos são Renato Borghetti, Mauro Moraes, Teixeirinha, Gaúcho da Fronteira e Osvaldir & Carlos Magrão...
  Veja algumas canções desses verdadeiros poetas da música gaúcha no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=cWkXkVZUo3Y -Querência Amada- Osvaldir & Carlos Magrão

http://www.youtube.com/watch?v=nPkkXqgX4lw -Tordilho Negro- Teixeirinha
http://www.youtube.com/watch?v=GpWvY30PtaE -Feito o Carreto- Mauro Moraes

conjunto os serranos prepara novo CD

  O baile com Os Serranos na última semana no Clube Farrapos em Porto Alegre entrou madrugada a dentro. Que repertório, e teve de tudo: vanera, vanerão, xote, milonga, chamame, e, é claro, o bom e velho bugio. Edson Dutra e seus parceiros apresentaram, inclusive, uma música pra lá de especial, chamada Campeiro Feliz, que vai estar no dono disco do grupo.

  É candidata a melhor música de 2010, com certeza. O Alex Sandro Morais (guitarra) e o Daniel Hack (gaita) dão um show à parte, imitando com seus instrumentos tudo o que é tipo de som: de galo cantando, passando por risadas e até locomotiva. Ou seja, baile com Os Serranos é diversão na certa.

domingo, 12 de setembro de 2010

Obrigado, Gaiteiro! - oh de casa

  Mais uma garantia de tradição gaúcha, o Grupo Oh de Casa sabe como poucos fazer um disco bem tocado. O acordeom impera, soberano, e mostra tudo o que pode fazer pela música de nossa terra. Neste CD, além de interpretações inspiradas, algumas pérolas se fazem notar na escolha do repertório, como "Vaneirinha do Sufoco", "Laçador e Estradeiro", "No Caminho das Bailantas" e a faixa-título. E vale destacar a participação inspirada de Dionísio Costa em "No Fandango das Chilenas", cantando e, principalmente, declamando com rara maestria.

De Pampa e Alma - fabricio vasconcellos

  Este CD, composto de poesias declamadas com maestria por Fabricio Vasconcellos, é uma espécie de oásis para a literatura nativista. É notório que boa parte da produção poética do Rio Grande tem como destino a música, mas manter a tradição das declamações, que dependem de dicção, entonação e outras habilidades é também um nobre esforço. Além disso, é necessário ter talento para garimpar as obras que melhor exprimem o sentimento do artista, com muito bem fez Fabricio neste De Pampa e Alma, notadamente em "Remorsos de Castrador" e "Último Pealo".

sábado, 11 de setembro de 2010

Elton Saldanha - Rio Grande Tchê

   Este é o  23° CD na carreira de Elton Saldanha, intitulado "Rio Grande Tchê", com 15 faixas, o álbum conta com músicas animadas e outras mais tranqüila para agradar a todos os gostos. Neste CD fazem participação especial Daniel Torres, voz na faixa 6, Érlon Péricles, na faixa 12 e Ricardo Porto na faixa 10. A música de trabalho Baile do Saldanha mostra toda a alegria e descontração do CD de Elton Saldanha.

Gaúcho da Fronteira indicado ao Grammy Latino 2010

  O artista Gaúcho da Fronteira foi indicado ao 11º Latin Grammy, na categoria MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA DE RAÍZES BRASILEIRAS.

  O artista recebeu essa importante indicação em virtude do álbum Gaúcho Doble Chapa. Gaúcho vai concorrer, em cerimônia que ocorre na data de 11 de novembro, em Las Vegas, NV, nos Estados Unidos, com os artistas Frank Aguiar, Banda Calypso, Banda Eva e Gilberto Gil.

MÁRCIO AMARAL - LIDA E FARRANCHO

   Márcio Amaral, músico, cantor e compositor, juntamente com a Gravadora Vozes, vem com este Cd apresentar seus versos, e também de Volmir Martins, Márcio Rosado, Átila Duarte e Marcos Lima que completam o trabalho com o nativismo e camperismo do Rio Grande.

   O Cd conta com canções como "Coração e Pensamento", "Lida e Farrancho" que leva o nome do álbum, "Canto Xucro", "De Campeiro e Cantador" e outros sucessos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Só Gurias prepara novo CD

  O Só Gurias, grupo gaúcho formado apenas por mulheres, está preparando um novo CD que será lançado em breve e segundo as meninas do grupo vem coisa muito boa po ai. Então vamos aguardar para apreciar mais este lançamento da boa musica regionalista gaúcha. Sucesso ao grupo.

Novo Cd Os Campeiros - 18 Anos de História

  Está em fase final de lançamento o Cd em comemoração aos 18 anos do grupo Os Campeiros, "18 anos de História". Vem aí mais esse grande trabalho com as canções consagradas do grupo Sul-Brasileiro, como "Fim de Semana Tem Rodeio", "Campeiro de Sangue", "Como é Bom Voltar", dos seus primeiros Cds e "Saudades de Ti", "Esse Baile Tá Bem Bom" do último trabalho "Pura Energia".

TARCIANE TEBALDI EM NOITE MÁGICA

  Aconteceu na noite de 28 de agosto, na cidade de Bagé (RS), o lançamento do primeiro CD de Tarciane Tebaldi.

  O evento foi realizado no CTG Pampa e Minuano e contou com casa cheia, repleta de amigos, fãs e apoiadores.Após o show, onde Tarciane apresentou 10 das 13 músicas do seu CD “Campo e Mulher”, a festa continuou com a animação do grupo Quero-Quero.

Eco do Minuano e Bonitinho - nossa tradição

   Neste ano de 2010, o Eco do Minuano e Bonitinho comemora seu 11° CD e lança, pela Gravadora ACIT, 'Nossa Tradição'. São 14 canções pra lá de dançantes, com algumas regravações bem conhecidas do público como: 'Pêlos' e 'É sábado o dia' e outras novinhas em folha, como a música de trabalho 'Nossa Tradição' de autoria de Bonitinho.Não é pra menos que Juliano Trindade, o Bonitinho, conhecido por sua irreverência no palco e guitarrista de primeira linha é também um exímio compositor da música gaúcha. Desde 2001 com a Gravadora Acit, o Eco do Minuano composto por Juliano Trindade "Bonitinho" na guitarra, vocal, arranjos e baixo, Jonatha Goulart "Joca" na gaita, Marcio Juliano Santos na bateria, Cléber Marques na gaita e vocal, Marcos "Sapo" também na gaita e vocal e Willian "Magrão" no baixo e vocal trazem o álbum 'Nossa Tradição' para todo o público apreciador de uma boa música gaúcha.

Xiru Pampeano

  Xirú Pampeano é natural de Santo Antonio do Sudoeste, Paraná. Seu interesse pela música começou muito cedo, aos cinco anos, quando seu pai lhe presenteou com um violão, e logo em seguida um acordeon. Desde então, o artista já atuou em vários grupos musicais e há seis anos começou sua carreira solo, que procura aliar à atividade de comunicador de rádio. O interesse pela música já é uma tradição na família de Xirú Pampeano. Sua esposa, Claudia, faz uma participação especial nas faixas 04 e 07 no disco "Adivinha quem manda lá em casa", o mais recente lançamento do artista, pela gravadora ACIT. O filho do casal, que leva o nome artístico de Renanzito, com 10 anos, já se apresenta com o pai nos eventos e também está no CD, na faixa "De pai para filho". O trabalho apresenta 14 músicas, todas compostas por Xirú Pampeano, um incansável artista a serviço do tradicionalismo gaúcho.

Grupo Fundo de Campo

  Formado por três integrantes, André Ferraz (violão, voz e contrabaixo), Alessandro Alves (violão, voz e percussão) e Carlos de Paula (gaita e voz), levam a cultura gaúcha em seu canto. O repertório inclui músicas próprias e músicas de outros artistas, como José Cláudio Machado, Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, José Mendes, Os Serranos, Os Monarcas entre outros, no estilo galponeiro de pandeiro, gaita e violão.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Rock de Galpão - Ao Vivo

   Mais que bem-vinda, a idéia do registro de imagens da mistura de clássicos do cancioneiro gaúcho com ritmos pop, rock e afins foi feita no Teatro da UCS, em dezembro de 2009. Lá estão alguns dos maiores hinos da música sulina, como "Castelhana", "Merceditas", "Vento Negro", "Eu Sou do Sul" e muitas outras. Com grandes participações como Hique Gomez e Bagre Fagundes, a parceria de Neto Fagundes e o grupo Estado das Coisas se mostra muito apropriada, e certamente pronta pra gerar mais frutos.

Miguel Marques

Miguel Marques
  Miguel Marques tem no timbre da voz o cerne do nativismo gaúcho, caracterizando em seus trabalhos e nas parcerias, a marca quente e o cheiro da terra meridional." Nascido em Uruguaiana e radicado em Santiago – RS , Miguel Marques é, reconhecidamente, um dos mais laureados compositores e intérpretes da música nativista gaúcha. Participante ativo de festivais de música gaúcha do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, foi inúmeras vezes apontado como o melhor intérprete do Festival, sendo que em diversas ocasiões foi o vencedor.

  Cumpre citar que em 1997, no Teatro São Pedro em Porto Alegre, Miguel Marques foi eleito o "Melhor Intérprete de Música Gaúcha" daquele ano, tendo recebido o Troféu Vitória, reconhecimento honroso instituído pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, coroando a cerimônia com uma brilhante apresentação sendo acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
  São parceiros de Miguel Marques, dentre outros: Nenito Sarturi (autor de “Um pito”), Antonio Augusto Ferreira, Salvador Lamberty, Vaine Darde, Nilo Brum (“Clave de Lua”), Ivo Brum (Ainda existe um lugar”).
  Com 13 CD gravados e cerca de 700 músicas constantes da memória dos Festivais Nativistas, Miguel Marques tem se caracterizado como um baluarte na defesa das tradições gaúchas, jamais se desviando da mensagem terrúnea que conta o que há de melhor no mais íntimo dos corações de todos os que se consideram gaúchos.
  Miguel Marques possui uma voz maravilhosa e uma sensibilidade musical rara, sendo autor de músicas consagradas como: "Ainda Existe um Lugar", "Clave de Lua", "A Lição das Andorinhas", "O Canto do Sabiá", "Manhãs", entre outras.

Os Filhos do Rio Grande com sotaque sertanejo

   Mais um grupo gaúcho se deixa influenciar pela música sertaneja: desta vez, é Os Filhos do Rio Grande, de Lages (SC), que regravou “Eu Vou Beber Veneno”. É uma batida bem ao estilo tchê. Outra música de trabalho que está sendo divulgada pela gravadora Acit é a campeira “Gaiteiro Roncador”.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Régis Marques - Acústico

  Incentivado pela mãe, Régis Marques foi levado por ela em um programa, ao qual após uma imitação ganhou o primeiro lugar e seu primeiro prêmio como artista: uma casa mobiliada. Aos seis anos começou a tocar guitarra e cantar em uma banda de sopros em São Leopoldo. Já aos nove anos, este prodígio ingressou na música gaúcha, tocando contrabaixo e guitarra com a dupla Nei e Ket, após tocou guitarra no grupo Alma Crioula, em Canoas. Com 16 anos Régis comprou sua primeira gaita e foi aí que surgiu a necessidade de formar o próprio grupo. Foi assim que surgiu o Grupo Rodeio, com 22 anos de existência e onde Régis permanece até os dias de hoje. Autor de "Gritos de liberdade", mostra em suas composições a verdadeira essência da vida e lida campeira. Para o ano de 2010 Régis Marques preparou o álbum Acústico, lançado em janeiro pela Gravadora Acit. No trabalho Régis mostra toda sua versatilidade solo, não apenas na gaita, mas como intérperete. São 12 regravações de autoria de Régis Marques. Algumas bem conhecidas do público como: 'Gritos de Liberdade', 'Iguaria Campeira' e 'Meus Pensamentos'. Regis Marques inova mais uma vez neste trabalho acústico e mostra toda beleza da cultura riograndense em suas canções regionalistas. 'Bagacera', música de sua autoria, gravada anteriormente pelo Gaúcho da Fronteira, é a música de trabalho deste artista incomparavél.

Raízes Cravadas - Atahualpa Maicá

  Mostrando uma forte identificação com suas origens missioneiras, Atahualpa Maicá estreia com canções de íntima ligação com as causas de sua região. Filho de Valdomiro Maicá e sobrinho do saudoso Cenair, Atahualpa evidencia em suas interpretações e composições o quanto está sintonizado com os valores realcionados a Sepé, além de abordar temas universalmente gaúchos. Na primeira categoria, exemplos são "Raízes Cravadas" e "História na Estampa", dentre várias outras. Já na linha mais aberta, destaque para "Baile de Antigamente" e "Pra os Olhos da Morena".

À Moda Antiga - Querência

  O Querência é um grupo que mantém viva a tradição da música gaúcha e incorpora, gradualmente, influências contemporâneas ao seu repertório fonográfico e também de bailes. Neste disco, entretanto, buscou resgatar obras que marcaram o cancioneiro gaúcho, e para isso efetuou uma pesquisa para chegar ao repertório final. O resultado é uma amostra da qualidade da música que se faz aqui no sul. Muitos clássicos atemporais como "Bailanta do Tio Flor", "Chote Laranjeira" e "Picaço Velho" mesclados a achados como "Teu Nome" e "Vanerão da Noite Inteira".

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

buenas e m'espalho com novo integrante

  Os ultimos shows tem marcado um momento muito importantes para os integrantes do Buenas e M'espalho pois, Cristiano Quevedo realizou seus últimos shows com o grupo que a partir de agora passa a se apresentar com um novo integrante, o também consagrado musico gaúcho Pirisca Grecco que já está acompanhando o grupo em seus shows por todo o sul. Quevedo deixa o grupo por algum tempo devido a agenda cheia.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Berenice Azambuja vai gravar DVD

   A cantora Berenice Azambuja reapareceu para o grande público gaúcho. Foi em grande estilo, em um programa da RBS TV. Ela mostrou que ainda é boa no que faz. E cantou as músicas “Quem tá mandando é a mulherada” e “É disso que o velho gosta”.

Berenice falou dos planos de gravar o primeiro DVD e dos shows que tem realizado no norte e nordeste do Brasil, bem como de uma turnê que realizará pela Europa, em fevereiro de 2011. Um show!

“Pó Pegá” do Grupo Coração Gaúcho

  O disco do Grupo apresenta 14 músicas bailáveis no qual predominam as vaneras, mas também se encontram,valsa, chamamé, milonga, rancheira. Conta com participação de Rafael e Maicon Vargas como músicos convidados. A autorias são assinadas por Dionízio Costa, Jairinho Delgado, Volnei Gomes, Eder Oliveira “Nativo”, Clóvis Mendes, Claudiomiro Medeiros “katio”, Marcio Zanini Fava, Paulinho Sabei, André Mateus Rodrigues, entre outros. São músicas que retratam a energia dos bailes animados pelo grupo.

No Estilo Fandangueiro - Tranco Serrano

  De Caxias do Sul é este grupo muito fandangueiro que estréia no mercado fonográfico. Liderado pelo gaiteiro Diego Buchebuam, esta gurizada já se apresenta com o diferencial de compor boa parte de suas canções, o que mostra que tem potencial para crescer e se firmar no cenário da música gaúcha. Ao lado de homenagens como "Vou Deixar Saudade" (dos Irmãos Bertussi) e "Morena Faceira" (de Leonir, ex-Os Milongueiros), há boas composições do grupo, como "Surungo Campeiro", "Tranco Serrano" e "O Tropeiro".

Uma Viola ao Sul, de Valdir Verona

  O novo trabalho do instrumentista, compositor, intérprete e pesquisador da música de raiz brasileira é uma obra preciosa da cultura regional do Rio Grande do Sul. Possui sonoridade particular e ímpar, tendo como base a viola, instrumento extremamente tradicional do Estado, que muitas vezes é relegado a segundo plano na musicalidade gaúcha. Verona resgata esta importância cultural com talentosa produção. Apresenta alguns trabalhos reconhecidos, outros de domínio público, mas também lança canções inéditas de qualidade semelhante, sendo a maioria de sua autoria ou em parceria. Além dele, assinam as autorias, Luis Carlos Borges, Antonio Augusto Ferreira, José Fernando Gonzales, Paulo de Freitas Mendonça, Loresoni Barbosa, Juarez Machado de Farias e Levi Ramiro.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

19º Ronco do Bugio

  O CD do festival da cidade de São Francisco de Paula apresenta 12 obras em ritmos de Bugio, classificadas no evento, realizado em maio deste ano. Nomes conceituados, a exemplo de Cristiano Quevedo, Adriano Lima, Grupo Chão de Areia, Raul Quiroga e Americanto, Arison Martins, Eder Nativo Oliveira e Érlon Péricles, entre outros, são intérpretes do disco.

Investida Floreio Nativo

  Como é hábito na música nativista, este primeiro CD do Floreio Nativo (grupo nativista de Florianópolis/SC) é recheado de conteúdo. Além das letras e arranjos finamente elaborados, cada faixa contém um comentário sobre sua história ou motes da composição, além de detalhadas informações sobre as participações e ilustrações especificamente criadas para cada música. Isto só reafirma a preocupação do nativismo e deste grupo em especial com o resgate e a manutenção do jeito "antigo" de fazer música, com esmero e detalhismo. Belo trabalho.

Diploma de Campeiro grupo manotaço


  O Manotaço já é uma figura carimbada da música regionalista tradicional e se mostra um defensor firme e fiel das temáticas e ritmos verdadeiramente gaúchos. Neste Diploma de Campeiro, um destaque muito especial às composições de Gracio Pessoa, vocalista do grupo. Obras como a faixa-título, "Vaneira Campeira" e "Anseios" mostram que o Manotaço sabe mesclar sonoridade moderna e temáticas da mais pura tradição. Também vale o destaque para o resgate de "Xucro de Berço", sucesso na interpretação do saudoso Francisco Vargas.